quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CREAR x CRIAR

“Na natureza nada se CREA, nada se perde, tudo se transforma”
Antoine Laurent Lavoisier(1743-1794),
o pai da química moderna e o iniciador da complexidade

Lavoisier, ao estabelecer a sua lei, afirmou: "Numa reação química que ocorre em sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação", ou seja, "Numa reação química a massa se conserva porque não ocorre criação nem destruição de átomos. Os átomos são conservados, eles apenas se rearranjam. Os agregados atômicos dos reagentes são desfeitos e novos agregados atômicos são formados".
Na época daquele grande cientista existia um conflito etimológico entre crear e criar, que ocorreu episodicamente entre os séculos XVII e XIX, mantido por certos gramáticos até o início do século XX, os quais defendiam a distinção entre criar: alimentar, educar, fazer crescer (pessoas, animais, plantas) e crear: gerar do nada (como faz Deus) ou inventar do nada (como fazem os artistas)(1), como, por exemplo, Velazques creou As Meninas, Georges Cuvier creou a paleontologia e Heidegger creou o existencialismo alemão. 
Aceitando-se essa separação, em nível de cultura superior, Crear seria a manifestação de Essência na existência e criar a transição da existência para outra existência: Deus é o Creador (2 )do Universo; um fazendeiro é criador de gado (3).
Fruto dessa controvérsia a maioria dos países (4) adotou, em nível de cultura primária, o uso de crear para expressar crear e criar, à exceção da Espanha que até hoje utiliza crear e criar, separadamente.
Pode-se afirmar, então, que Deus Crea e os homens, em sua tridimensionalidade criam, quando envolve somente matéria.
Há que se registrar, também, que as palavras crear, creação, creador e creatura foram utilizadas nas questões 11, 21, 37, 38, 42 e 59, por exemplo, na edição de 1928 do Livro dos Espíritos (5).
Nesse contexto, há que se considerar, também, o mencionado na questão 728 do Livro dos Espíritos: “É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. O que chamais destruição é apenas transformação que tem por objetivo a renovação e o melhoramento dos seres vivos”.

1 HOUAISS, Antonio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
2 Palavra usada para designar Deus. CRUZ, Maury Rodrigues da. Cadernos de Psicofonias de 2007. Pelo Espírito Antonio Grimm. Curitiba: SBEE, 2008, p.148. Ver tb. questões 37 e 38 do Livro dos Espíritos.
3 ROHDEN, Huberto. Einstein – O Enigma do Universo. São Paulo: Martin Claret, 2006, p.11
4 O Brasil adotou somente criar.
5 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução Guillon Ribeiro. 14 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1928.

 Oduvaldo Mansani de Mello - oduvaldomello@gmail.com

Teólogo Espírita e Membro de  Grupo Exercício Mediúnico a SBEE – Sociedade Brasileitra de Estudos Espíritas, Curitiba, Paraná, Brasil

Fonte: http://www.serespirita.com.br/

Sem comentários:

Enviar um comentário