domingo, 12 de julho de 2009

ALMA - ESPÍRITO


A Alma é criada por Deus, a partir do princípio material e do princípio espiritual ou Fluído Cósmico Universal e do Princípio Inteligente. Por isso ela é semi material e, logicamente semi espiritual. Está em todas as coisas, desde o reino mais denso, reino mineral, e evolui desde este reino até ao reino animal, passando, claro pelo vegetal. Por isso nós podemos dizer que a pedra tem alma, o vegetal tem alma, o animal tem alma. Mas não podemos dizer que têm Espírito. Há nela um princípio inteligente, que provem de Deus, pela manifestação da vida, que a leva a crescer de uma forma determinística. São Almas viventes, isto é, sem livre arbítrio. É ela o elemento simples e ignorante, mencionado pelos Espíritos. Tem que crescer até criar, em si, as condições necessárias para receber o Espírito e individualizá-lo

A Alma no plano hominal é um corpo Causal, porque ela é a causa de todos os erros, em virtude de ser possuidora de inteligência e do livre arbítrio.

O Espírito é imanação Divina, não foi criado mas imanado. Provem directamente do próprio Deus, é a Centelha ou o sopro Divino, como outros lhe chamam.

Por isso é o próprio Deus no homem. Tem todos os atributos da divindade, não sendo a Divindade. Como uma célula do teu corpo não é o teu corpo, contendo, no entanto, todas as características genéticas do mesmo.

A Alma quando chega à culminância da evolução hominal está possuidora de todos os atributos do Espírito pelo que se une ao Espírito Divino. Parábola das noivas. Assim poderá dizer eu e o Pai somos um.

Tudo está bem, tudo é paz, tudo é glória. Jesus disse dai-me Pai aquela glória como era no princípio, porque a Alma sendo simples e ignorante estava pura. O Espírito não tem corpo que o individualize, por forma a não se diluir em Deus, quando em contacto com Ele. Razão porque precisa de um corpo e esse é a Alma - Corpo Causal.

Quando o Espírito desce do Mundo dos Espíritos virginais, sacrifício do Espírito, ou involução do Espírito, este recebe uma Alma individualizada, e forma-se o Ser Humano, ou Espírito vivenciando uma condição humana. Claro que o Espírito não perdeu as suas características divinas, mas a Alma grosseira impede a sua manifestação.

O Espírito é a manifestação de Deus no homem.

Daqui resulta que podemos entender não ser o Espírito que evolui mas a Alma que é a sua individualidade. Ser hominal

Claro que a partir daqui temos que entender toda a influência que a Alma tem sobre o processo. É ela que domina até muito tarde. Em face da sua densidade material ela não permite que o Espírito se manifeste na sua condição divina em plenitude, como acima referido. No entanto o Espírito vai exercendo toda a sua acção interna por forma a burilar a Alma, por dentro, tornando-a menos densa. É a acção do Eu Superior. Por sua vez através da vivência das coisas da vida e, normalmente, pelo sofrimento a Alma vai aprimorando-se e burilando-se por fora. Pela acção do Espírito, interna, e pela acção da vida, externa, a Alma vai sublimando-se até ao ponto em que se torna permeável à comunicação do Espírito. A influência da Alma torna-se, cada vez, menos visível, até ao ponto em que ela deixa de interferir permitindo a manifestação plena do Espírito. Então Deus poderá falar através do Ser, como aconteceu com Jesus. Aqui atingimos a iluminação ou realização, entramos na unidade com o Pai, sem nos termos diluído no grande oceano do Espírito que é Deus. É aquele momento em que Jesus diz Eu e o Pai somos UM, mas Ele é maior do que Eu.

Aqui temos o Espírito Santo ou manifestação de Deus através do homem.

Atlante

2 comentários:

  1. Acho que nunca tinha entendido estas duas situações... talvez precise de ler mais sobre o assunto para assimilar mesmo...
    Nada disto se aprende desde o inicio da nossa educação (católica de base...)
    se entendi bem:
    - todos somos espiritos invisiveis/o principio vital - parte integrante de Deus (= filho de Deus),
    - sendo que a nossa individualidade "visivel" se manifesta fisicamente na alma que tem como veiculo o nosso corpo fisico...

    por favor continue a escrever sobre o assunto...

    pen

    ResponderEliminar
  2. Somos filhos de Deus e irmaos em Cristo, o corpo material e a morada do nosso espirito o qual servimos dele para resgatarmos e apreendermos a melhorar na nossa reforma intima. Muita Paz Humberto

    ResponderEliminar

TÍTULOS EM DESTAQUE