sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“ A ALMA DORME NA PEDRA, SONHA NA PLANTA, MOVE-SE NO ANIMAL E DESPERTA NO HOMEM “ - um esclarecimento


No passado dia 13 de Junho de 2009 publicámos neste Blog um texto, identificado sob o título “ A ALMA DORME NA PEDRA, SONHA NA PLANTA, MOVE-SE NO ANIMAL E DESPERTA NO HOMEM “

Um nosso leitor e amigo, de seu nome Henrique Fracalanza, inseriu um comentário onde expressava que a frase que atribuimos a Léon Denis, a “A alma dorme no mineral” e que esteve na origem do título do referido texto seria outra, um pouco diferente, de acordo com um artigo publicado na Revista Espiritismo e Ciência, ano 4, n.º 46.

Como não somos detentores da verdade e porque perante a dúvida importa procurar o devido esclarecimento, efectuámos uma pesquisa aprofundada e, tal como deixámos anteriormente expresso, aqui estamos a informar o nosso amigo Henrique do resultado da nossa pesquisa. Pesquisa essa que, sublinhe-se, traduziu-se numa tarefa estimulante pelos conhecimentos obtidos.

Quando digo da nossa pesquisa não estou a referir-me à inclusão da Associação Espírita Luz e Amor, mas sim a todo um grupo de irmãos que se dispõem a colaborar.

Assim encontrámos 3 trabalhos que reputamos como muito bem delineados e que qualquer deles abona a favor de que Léon Denis não escreveu em seus livros a frase que eu pessoalmente inseri na mensagem do Blogue e têm por objectivo demonstrar que aquela frase não corresponde ao que a Doutrina Espírita determina.

1º - A Alma Dorme no Mineral? Paulo da Silva Neto Sobrinho in Revista Espiritismo & Ciência, Ano 4, Nº 46 Categoria Evolução.
2º - Os Três Reinos – Categoria Estudo. Publicado por Junio Alves - em 09/05/2006 de Sérgio Biagi Gregório.
3º - Considerações a Respeito do Princípio Material e Princípio Inteligente –In Sociedade Espírita Nova Era, Filosofia, e Religião.
Lidos os livros, que estiveram ao dispor de várias edições de Léon Denis, apenas encontrámos em O Problema do Ser e do Destino uma frase que tem a mesma raiz da mencionada, só alterada por exclusão do Reino Mineral, que nos é legada por Hermes Trimegisto e que diz assim: Dans la plante, l’intelligence sommeille; dans l’animal, elle rêve; dans l’homme, seulement, elle s’éveille, se connaît, se possède et devient consciente. Pg.60 do respectivo livro na língua original.

Tradução para português:
“Na planta, a inteligência está adormecida; no animal, ela sonha; no homem somente, ela acorda, se reconhece, se possui e fica consciente”

Portanto a nossa pesquisa na verdade não encontrou a frase “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem” que rigorosamente tivesse sido escrita por Léon Denis em algum dos seus livros.

Como então se tornou tão conhecida na Internet e não só essa afirmação?

Fomos à procura e verificámos a sua inclusão nos seguintes documentos:

1º Livro dos Espíritos, traduzido pelo médium José Herculano Pires e editado primeiramente pela Lake.

Na introdução ao Livro dos Espíritos sob a rubrica A Codificação Espírita - pág.14 – nas edições mais antigas na pág. 13 – diz o seguinte: “ É o que ocorre por exemplo, com o problema da evolução geral, definida por Léon Denis naquela frase célebre:« A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem». Veja-se a este respeito, a definição do item 540 deste livro, que para maior fidelidade reproduzimos no original, podendo os leitores encontrar a tradução no lugar próprio:

« Cest ainsi que tout sert, tout s’enchaîne dans la nature, depuis l’atome primitif jusqu’a l’archange qui, lui-même, a commencé par l’atome; admirable loi d’harmonie dont votre esprit borné ne peut encore saisir l’ensemble.».

Tradução deste período para português referido no item 540.
“ É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até ao arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, de que o vosso espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto.

2º - E ainda encontramos na página 52 do livro Introdução à Filosofia Espírita de José Herculano Pires a mesma frase como sendo de Léon Denis.

3º - Em Animais Nossos Irmãos de Euripedes Kuhi, em 87, 2º item menciona: Léon Denis (1846 – 1927) , considerado o consolidador do Espiritismo: “ A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”

4º - No ponto e Vírgula – www.umeoutro.netO Despertar o Princípio Inteligente de Paulo Henrique Figueiredo – Universo Espírita. Nº04. Na dissertação “A Jornada”:

“ Do mineral á planta, da planta ao animal, do animal ao homem, do homem aos espíritos superiores. O princípio inteligente vai despertando todas as suas potencialidades no decorrer de suas experiências na matéria. A expressão de Léon Denis, o continuador de Kardec, define poeticamente essa ascensão: “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”.

Posto isto, deixamos à interpretação e concepção de cada investigador, pelo respeito que toda a opinião nos merece, tirar as suas próprias conclusões em face do seu próprio edifício espiritual.

Abraços.

Abrame.

TÍTULOS EM DESTAQUE