segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CREAÇÃO - OBRA DE DEUS

Pensamos que a creação é parte integrante de Deus sendo naturalmente uma das infinitas faculdades Divinas - a de crear - Razão porque Deus está sempre creando.

Dizem-nos simbólicamente que Deus ao 7º dia... verificou que tudo estava perfeito e por isso pô-la em movimento, tendo de seguida "Descansado".

Sendo Deus absoluto, presumimos que a creação é parte integrante de Deus e por isso o creador encontra-se imanente nela, pelo que a creação tem em si intrínsecamente todos os elementos quer materiais, quer espirituais, bem como todas as leis Divinas que regem a evolução em termos físicos, mentais e emocionais

Ao simbolismo do "Descansar" entendemos que Deus passou ao seu estado de Transcendência, deixando à creação, por tê-la dotado de todas as faculdades para o efeito de resolver-se em si mesma.

Parece-nos inconcebível que a Divindade esteja a interferir momento a momento alterando seja o que for, pois nesse caso algo do creado estaria imperfeito e Deus sendo a Suprema Inteligência, é para além de outros atributos Supremos, a Suprema Perfeição.

Quando algo se transforma e isso acontece a todo o momento no Universo, foi porque as Leis da Creação se movimentaram, através da Lei de Causa e Efeito impulsionada pelas leis da Afinidade, Acção, Reacção, Interacção, etc.

Falando apenas do Homem, visto os seres dos planos inferiores evoluírem em termos determinísticos, ele é dotado de Livre Arbítrio e de Inteligência Dedutiva pelo que a evolução individual do homem está sujeita à evolução de toda a Creação, porque não é só o Homem que evolui.

Tudo vem do Centro para a periferia em estado primário e tudo regressa ao Centro em estado sublimado.

Evolui o Homem, os povos a que pertence, o planeta onde habita, o sistema solar a que pertence, a galáxia de que o planeta faz parte, Etc., antes e depois. Tudo em interpenetração e interacção. Tudo está em tudo e tudo influência tudo.

Não pensamos que haja aqui qualquer coisa que sugira tendência de panteísmo, tudo isto são os Homens na sua ânsia de conhecimento a pôr a sua lógica pessoal e racionalidade em actividade para perceber como tudo funciona servindo-se do produto da sua experiência vivida em muitas reencarnações.

Todo o homem que procura a sua identidade Divina é merecedor do nosso respeito, seja qual for a sua construção espiritual, porque até sabemos que é um trabalho pessoal que só pode ser construído pelo próprio no interior de cada Ser.

O Homem não é Deus, poderá vir a obrar coisas de grande admiração como se de Deuses se tratassem, conforme nos elucida Jesus.

E aqui teremos que mencionar do Livro dos Espíritos: Espíritos - Origem e Natureza dos Espíritos - Perg. 77, em que é perguntado se o homem é Deus e cuja resposta é a seguinte: "Meu Deus"! São obra de Deus, exactamente qual a máquina o é do Homem que a fabrica. A Máquina é obra do Homem, não é o próprio Homem........ etc. etc.

Abrame

Sem comentários:

Enviar um comentário

TÍTULOS EM DESTAQUE