quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O TRIPLO FILTRO SOCRÁTICO

No capítulo 15 do Evangelho de Mateus é referido que uns escribas e fariseus perguntaram a Jesus porque transgrediam os seus apóstolos a tradição dos anciãos que comiam sem lavar as mãos.

Respondeu-lhes Jesus: Não é o que entra pela boca que contamina; mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai da boca procede do coração; porque do coração procede aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias.

A afirmação do nosso Mestre tem um sentido profundo (como em todas as suas mensagens), procuram atingir o mais profundo nosso ser, o nosso Eu profundo, o nosso inconsciente tantas vezes adormecido, e que por isso mesmo, é escravizado pelo nosso Ego, este como sendo um produto das nossas inferioridades morais.

Vem isto a propósito sobre aquela tendência que todos nós temos ou tivemos, nesta ou noutra reencarnação, para os comentário fúteis, e muitas das vezes malévolos, sobre pessoas, sobre nossos irmãos de caminhada espiritual.

E não estou – sublinhe-se – com este comentário, a condenar seja quem for, porque se assim o fosse teria, em primeiro lugar, de colocar-me no topo da “lista de condenações”.

Abordo este tema, pela consciência que tenho, perfeitamente enraizada, do mal que fazemos aos outros e a nós próprios, quando nos deixamos conduzir pelo nosso Ego, pela nossa inferioridade moral, sujeitando-nos a atrasar a nossa evolução espiritual e a criar condições para que o “baixo astral” manipule os nossos pensamentos.

E reflectindo um pouco sobre as consequências que comportamentos dessa natureza podem ter no seio de um grupo de trabalho espírita, não estarei longe de acertar que elas serão desastrosas para todos aqueles que o compõem e que se deixam envolver, por invigilância, com esses comentários.

Deixo aqui para consulta o pensamento de José Herculano Pires sobre este assunto, transcrito no nosso site, cujo link é o seguinte:


E para que possamos refletir, um pouco mais, sobre este tema, abaixo transcrevo o “TRIPLO FILTRO SOCRÁTICO”:

Consta que Sócrates (um dos principais pensadores da Grécia antiga e fundador da filosofia ocidental – 470 AC), famoso pela sua sabedoria e inteligência, num determinado dia, perante uma interpelação de um seu conhecido, respondeu assim:

- Sabes o que me disseram de um teu amigo?

- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.

- Triplo filtro?

- Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?

- Não - disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e ...

- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.

Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?

- Não. Pelo contrário...

- Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?

- Não. De verdade, não...

- Bem - concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?

Usa este triplo filtro cada vez que ouvires comentários sobre algum dos teus amigos, especialmente os mais próximos e mais queridos...

Será que o conselho sábio de Sócrates não terá utilidade para todos nós no relacionamento que mantemos diariamente com os outros, seja em que situação for ?

João Batista

1 comentário:

  1. Como seres imperfeitos que somos este é um alerta pertinente e que devia ser observado em toda a nossa conduta diária, mas que infelizmente esquecemos. É lembrar "Não faças aos outros aquilo que não gostarias que te fizessem"

    ResponderEliminar

TÍTULOS EM DESTAQUE