sexta-feira, 25 de setembro de 2009

“ A ALMA DORME NA PEDRA, SONHA NA PLANTA, MOVE-SE NO ANIMAL E DESPERTA NO HOMEM “ - um esclarecimento


No passado dia 13 de Junho de 2009 publicámos neste Blog um texto, identificado sob o título “ A ALMA DORME NA PEDRA, SONHA NA PLANTA, MOVE-SE NO ANIMAL E DESPERTA NO HOMEM “

Um nosso leitor e amigo, de seu nome Henrique Fracalanza, inseriu um comentário onde expressava que a frase que atribuimos a Léon Denis, a “A alma dorme no mineral” e que esteve na origem do título do referido texto seria outra, um pouco diferente, de acordo com um artigo publicado na Revista Espiritismo e Ciência, ano 4, n.º 46.

Como não somos detentores da verdade e porque perante a dúvida importa procurar o devido esclarecimento, efectuámos uma pesquisa aprofundada e, tal como deixámos anteriormente expresso, aqui estamos a informar o nosso amigo Henrique do resultado da nossa pesquisa. Pesquisa essa que, sublinhe-se, traduziu-se numa tarefa estimulante pelos conhecimentos obtidos.

Quando digo da nossa pesquisa não estou a referir-me à inclusão da Associação Espírita Luz e Amor, mas sim a todo um grupo de irmãos que se dispõem a colaborar.

Assim encontrámos 3 trabalhos que reputamos como muito bem delineados e que qualquer deles abona a favor de que Léon Denis não escreveu em seus livros a frase que eu pessoalmente inseri na mensagem do Blogue e têm por objectivo demonstrar que aquela frase não corresponde ao que a Doutrina Espírita determina.

1º - A Alma Dorme no Mineral? Paulo da Silva Neto Sobrinho in Revista Espiritismo & Ciência, Ano 4, Nº 46 Categoria Evolução.
2º - Os Três Reinos – Categoria Estudo. Publicado por Junio Alves - em 09/05/2006 de Sérgio Biagi Gregório.
3º - Considerações a Respeito do Princípio Material e Princípio Inteligente –In Sociedade Espírita Nova Era, Filosofia, e Religião.
Lidos os livros, que estiveram ao dispor de várias edições de Léon Denis, apenas encontrámos em O Problema do Ser e do Destino uma frase que tem a mesma raiz da mencionada, só alterada por exclusão do Reino Mineral, que nos é legada por Hermes Trimegisto e que diz assim: Dans la plante, l’intelligence sommeille; dans l’animal, elle rêve; dans l’homme, seulement, elle s’éveille, se connaît, se possède et devient consciente. Pg.60 do respectivo livro na língua original.

Tradução para português:
“Na planta, a inteligência está adormecida; no animal, ela sonha; no homem somente, ela acorda, se reconhece, se possui e fica consciente”

Portanto a nossa pesquisa na verdade não encontrou a frase “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem” que rigorosamente tivesse sido escrita por Léon Denis em algum dos seus livros.

Como então se tornou tão conhecida na Internet e não só essa afirmação?

Fomos à procura e verificámos a sua inclusão nos seguintes documentos:

1º Livro dos Espíritos, traduzido pelo médium José Herculano Pires e editado primeiramente pela Lake.

Na introdução ao Livro dos Espíritos sob a rubrica A Codificação Espírita - pág.14 – nas edições mais antigas na pág. 13 – diz o seguinte: “ É o que ocorre por exemplo, com o problema da evolução geral, definida por Léon Denis naquela frase célebre:« A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem». Veja-se a este respeito, a definição do item 540 deste livro, que para maior fidelidade reproduzimos no original, podendo os leitores encontrar a tradução no lugar próprio:

« Cest ainsi que tout sert, tout s’enchaîne dans la nature, depuis l’atome primitif jusqu’a l’archange qui, lui-même, a commencé par l’atome; admirable loi d’harmonie dont votre esprit borné ne peut encore saisir l’ensemble.».

Tradução deste período para português referido no item 540.
“ É assim que tudo serve, tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até ao arcanjo, pois ele mesmo começou pelo átomo. Admirável lei de harmonia, de que o vosso espírito limitado ainda não pode abranger o conjunto.

2º - E ainda encontramos na página 52 do livro Introdução à Filosofia Espírita de José Herculano Pires a mesma frase como sendo de Léon Denis.

3º - Em Animais Nossos Irmãos de Euripedes Kuhi, em 87, 2º item menciona: Léon Denis (1846 – 1927) , considerado o consolidador do Espiritismo: “ A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e acorda no homem”

4º - No ponto e Vírgula – www.umeoutro.netO Despertar o Princípio Inteligente de Paulo Henrique Figueiredo – Universo Espírita. Nº04. Na dissertação “A Jornada”:

“ Do mineral á planta, da planta ao animal, do animal ao homem, do homem aos espíritos superiores. O princípio inteligente vai despertando todas as suas potencialidades no decorrer de suas experiências na matéria. A expressão de Léon Denis, o continuador de Kardec, define poeticamente essa ascensão: “A alma dorme na pedra, sonha no vegetal, agita-se no animal e desperta no homem”.

Posto isto, deixamos à interpretação e concepção de cada investigador, pelo respeito que toda a opinião nos merece, tirar as suas próprias conclusões em face do seu próprio edifício espiritual.

Abraços.

Abrame.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O TRIPLO FILTRO SOCRÁTICO

No capítulo 15 do Evangelho de Mateus é referido que uns escribas e fariseus perguntaram a Jesus porque transgrediam os seus apóstolos a tradição dos anciãos que comiam sem lavar as mãos.

Respondeu-lhes Jesus: Não é o que entra pela boca que contamina; mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. O que sai da boca procede do coração; porque do coração procede aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfémias.

A afirmação do nosso Mestre tem um sentido profundo (como em todas as suas mensagens), procuram atingir o mais profundo nosso ser, o nosso Eu profundo, o nosso inconsciente tantas vezes adormecido, e que por isso mesmo, é escravizado pelo nosso Ego, este como sendo um produto das nossas inferioridades morais.

Vem isto a propósito sobre aquela tendência que todos nós temos ou tivemos, nesta ou noutra reencarnação, para os comentário fúteis, e muitas das vezes malévolos, sobre pessoas, sobre nossos irmãos de caminhada espiritual.

E não estou – sublinhe-se – com este comentário, a condenar seja quem for, porque se assim o fosse teria, em primeiro lugar, de colocar-me no topo da “lista de condenações”.

Abordo este tema, pela consciência que tenho, perfeitamente enraizada, do mal que fazemos aos outros e a nós próprios, quando nos deixamos conduzir pelo nosso Ego, pela nossa inferioridade moral, sujeitando-nos a atrasar a nossa evolução espiritual e a criar condições para que o “baixo astral” manipule os nossos pensamentos.

E reflectindo um pouco sobre as consequências que comportamentos dessa natureza podem ter no seio de um grupo de trabalho espírita, não estarei longe de acertar que elas serão desastrosas para todos aqueles que o compõem e que se deixam envolver, por invigilância, com esses comentários.

Deixo aqui para consulta o pensamento de José Herculano Pires sobre este assunto, transcrito no nosso site, cujo link é o seguinte:


E para que possamos refletir, um pouco mais, sobre este tema, abaixo transcrevo o “TRIPLO FILTRO SOCRÁTICO”:

Consta que Sócrates (um dos principais pensadores da Grécia antiga e fundador da filosofia ocidental – 470 AC), famoso pela sua sabedoria e inteligência, num determinado dia, perante uma interpelação de um seu conhecido, respondeu assim:

- Sabes o que me disseram de um teu amigo?

- Espera um pouco - respondeu Sócrates. Antes de me dizeres alguma coisa, queria que passasses por um pequeno exame. Chamo-lhe o exame do triplo filtro.

- Triplo filtro?

- Isso mesmo - continuou Sócrates. Antes de me falares sobre o meu amigo, pode ser um boa ideia filtrares três vezes o que me vais dizer. É por isso que lhe chamo o exame de triplo filtro.

O primeiro filtro é a verdade. Estás bem seguro de que aquilo que me vais dizer é verdade?

- Não - disse o homem. Realmente só ouvi falar sobre isso e ...

- Bem! - disse Sócrates. Então, na realidade, não sabes se é verdadeiro ou falso.

Agora, deixa-me aplicar o segundo filtro, o filtro da bondade. O que me vais dizer sobre o meu amigo, é uma coisa boa?

- Não. Pelo contrário...

- Então, queres dizer-me uma coisa má e que não estás seguro que seja verdadeira. Mas posso ainda ouvir-te, porque falta um filtro, o da utilidade. Vai servir-me para alguma coisa saber aquilo que me vais dizer sobre o meu amigo?

- Não. De verdade, não...

- Bem - concluiu Sócrates. Se o que me queres dizer pode nem sequer ser verdadeiro, nem bom e nem me é útil, para que é que o queria saber?

Usa este triplo filtro cada vez que ouvires comentários sobre algum dos teus amigos, especialmente os mais próximos e mais queridos...

Será que o conselho sábio de Sócrates não terá utilidade para todos nós no relacionamento que mantemos diariamente com os outros, seja em que situação for ?

João Batista

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

CREAÇÃO - OBRA DE DEUS

Pensamos que a creação é parte integrante de Deus sendo naturalmente uma das infinitas faculdades Divinas - a de crear - Razão porque Deus está sempre creando.

Dizem-nos simbólicamente que Deus ao 7º dia... verificou que tudo estava perfeito e por isso pô-la em movimento, tendo de seguida "Descansado".

Sendo Deus absoluto, presumimos que a creação é parte integrante de Deus e por isso o creador encontra-se imanente nela, pelo que a creação tem em si intrínsecamente todos os elementos quer materiais, quer espirituais, bem como todas as leis Divinas que regem a evolução em termos físicos, mentais e emocionais

Ao simbolismo do "Descansar" entendemos que Deus passou ao seu estado de Transcendência, deixando à creação, por tê-la dotado de todas as faculdades para o efeito de resolver-se em si mesma.

Parece-nos inconcebível que a Divindade esteja a interferir momento a momento alterando seja o que for, pois nesse caso algo do creado estaria imperfeito e Deus sendo a Suprema Inteligência, é para além de outros atributos Supremos, a Suprema Perfeição.

Quando algo se transforma e isso acontece a todo o momento no Universo, foi porque as Leis da Creação se movimentaram, através da Lei de Causa e Efeito impulsionada pelas leis da Afinidade, Acção, Reacção, Interacção, etc.

Falando apenas do Homem, visto os seres dos planos inferiores evoluírem em termos determinísticos, ele é dotado de Livre Arbítrio e de Inteligência Dedutiva pelo que a evolução individual do homem está sujeita à evolução de toda a Creação, porque não é só o Homem que evolui.

Tudo vem do Centro para a periferia em estado primário e tudo regressa ao Centro em estado sublimado.

Evolui o Homem, os povos a que pertence, o planeta onde habita, o sistema solar a que pertence, a galáxia de que o planeta faz parte, Etc., antes e depois. Tudo em interpenetração e interacção. Tudo está em tudo e tudo influência tudo.

Não pensamos que haja aqui qualquer coisa que sugira tendência de panteísmo, tudo isto são os Homens na sua ânsia de conhecimento a pôr a sua lógica pessoal e racionalidade em actividade para perceber como tudo funciona servindo-se do produto da sua experiência vivida em muitas reencarnações.

Todo o homem que procura a sua identidade Divina é merecedor do nosso respeito, seja qual for a sua construção espiritual, porque até sabemos que é um trabalho pessoal que só pode ser construído pelo próprio no interior de cada Ser.

O Homem não é Deus, poderá vir a obrar coisas de grande admiração como se de Deuses se tratassem, conforme nos elucida Jesus.

E aqui teremos que mencionar do Livro dos Espíritos: Espíritos - Origem e Natureza dos Espíritos - Perg. 77, em que é perguntado se o homem é Deus e cuja resposta é a seguinte: "Meu Deus"! São obra de Deus, exactamente qual a máquina o é do Homem que a fabrica. A Máquina é obra do Homem, não é o próprio Homem........ etc. etc.

Abrame

TÍTULOS EM DESTAQUE