sábado, 1 de agosto de 2009

RELIGAR

ERA UMA VEZ UM HOMEM QUE, EM PEQUENINO, FOI LEVADO PARA MUITO LONGE, A FIM DE INICIAR A SUA EDUCAÇÃO.

NÃO OBSTANTE A SUA TENRA IDADE, LEVOU NO SEU CORAÇÃO A IMAGEM E A BELEZA DO AMBIENTE PARADISÍACO DA QUINTA ONDE NASCERA, JUNTO À AZENHA MOVIDA PELAS ÁGUAS DO RIO, ONDE TANTAS VEZES NADARA E BRINCARA.

JAMAIS SE PODE SEPARAR DA NOSTALGIA DAQUELE AMBIENTE, DE UMA NATUREZA CHEIA DE ENCANTO, HARMONIA E PAZ, EM QUE A FLORA REGADA POR ÁGUA CLARA, DE UMA PUREZA SAGRADA, ERA O HABITAT DE PASSARINHOS DE MIL CORES, E DE LINDOS E BELOS ANIMAIS, QUE DELICIOSAMENTE PASTAVAM EM VERDES PRADOS.

PERCORREU MUNDO, E FOI INICIADO EM DIVERSOS OFÍCIOS. APRENDEU NO MUNDO, NO TRABALHO ÁRDUO E NAS VICISSITUDES DE QUE ELE É COMPOSTO, O SEGREDO DA VIDA, TENDO SEMPRE NA SUA MENTE, A IDEIA DE VOLTAR ÀQUELE LOCAL ONDE NASCEU.

E ASSIM ACONTECEU. QUANDO LÁ CHEGOU, JÁ NÃO ENCONTROU NINGUÉM QUE O CONHECESSE. OS PAIS E OS FAMILIARES JÁ TINHAM PARTIDO, PORQUE TINHA HAVIDO UMA GRANDE CATÁSTROFE CLIMATÉRICA. O RIO E A TERRA TINHAM SECADO; TUDO ERA ÁRIDO E DESOLADOR. A ÚNICA COISA QUE LHE DISSERAM, FOI QUE OS PAIS LHE HAVIAM DEIXADO A QUINTA POR HERANÇA.

CANSADO DA VIDA E DO MUNDO, NÃO DESANIMOU; TINHA UM ÚLTIMO TRABALHO A EFECTUAR. A SUA ALMA ASSIM LHE PEDIA, QUERIA QUE A SUA QUINTA VOLTASSE A SER O PARAÍSO QUE, EM TANTOS ANOS, ACALENTARA. QUERIA VOLTAR A SER PEQUENINO, PARA PODER VIVER DE NOVO A INOCENTE FELICIDADE DA LIBERDADE INFANTIL.

AQUELA TERRA NÃO DEIXAVA ENTRAR ENXADA, ERA VERDADEIRAMENTE AMARGA; NECESSITAVA DE ÁGUA REVIGORANTE, PORQUE TINHAM SIDO MUITOS ANOS DE INFORTÚNIO, DE UMA SECURA IMENSA NAQUELA SOLIDÃO, ONDE PADECIA DE MUITA SEDE.

PERCORREU MONTES E VALES, ATÉ QUE, AO VOLTAR, CRENDO AINDA, ENCONTROU, SURPREENDIDO, BEM PERTINHO, UM RIACHO QUE SEMPRE ALI ESTIVERA, SEM QUE TIVESSE DADO POR ISSO, E POR ONDE BORBULHANTE DESLIZAVA ÁGUA DE UMA PUREZA IMACULADA. PRECIPITOU-SE NO RIO, LOUCO DE ALEGRIA, SACIANDO A SUA SEDE E, DE IMEDIATO, TRATOU COM ESMERO, DE COLOCAR CANAIS PARA QUE A ÁGUA IRRIGASSE A SUA HERDADE.

TRABALHOU SEM DESCANSO, CAVANDO A TERRA MALEÁVEL, PLANTOU ÁRVORES, JARDINS CHEIOS DE FLORES, RELVOU OS CAMPOS, REUNIU ANIMAIS E TRATOU DELES, TORNANDO-OS MANSOS E COOPERATIVOS; OS PASSARINHOS VOLTARAM A ENCHER OS CÉUS COM OS SEUS CHILREIOS E A SUA GRAÇA.

REFEZ O LAR DA SUA FELICIDADE. TODO O DEAMBULAR PELO MUNDO, POR TUDO QUE NELE PASSOU, PELO ESFORÇO DE RECONSTRUÇÃO DA SUA QUINTA, FORAM APRENDIZAGEM E ELEVAÇÃO, QUE LHE DERAM A SATISFAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE SER VIDA CONSCIENTE.

DEPOIS DE TANTO TEMPO, ERA O REGRESSO E A RECONSTRUÇÃO DA CASA DE ONDE SAÍRA.

ABRAME

Sem comentários:

Enviar um comentário

TÍTULOS EM DESTAQUE