quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O VERDADEIRO MESTRE

Ao folhearmos o livro de palestras de Osho " A semente de Mostarda " deparámos com um texto, que nos chamou a atenção por ser algo que todos os entendidos de assuntos espirituais focam.

Ninguém pode capacitar ninguém da sabedoria espiritual, por muito sábio que seja, se o ouvinte ainda não tiver atingido as condições evolutivas necessárias para poder entender em profundidade o que lhe está a ser transmitido, porque isso requer uma grande transformação pessoal de sensibilidade da alma humana já destituída dos conceitos materiais incorrectos que a mente incorporou como real e que não fazem parte da verdadeira realidade, porque esta é infinita e a primeira é ilusória.

Por isso a frase: "Ouvindo não ouvem e vendo não vêm".

Necessário se torna, que o iniciante da demanda se disponha a lutar com perseverança e força de vontade de libertar-se dos valores do mundo, não esquecendo que quando o discípulo estiver pronto o mestre aparece, para que possa alvorecer na iluminação da realidade.

Mas vamos ao texto: ( Segundo o livro o evangelho de que se serviu foi o apócrifo de Tomé).

" Jesus disse:
- Possivelmente, os homens pensam que eu vim trazer a paz ao mundo, porque não sabem que na verdade eu vim à terra trazer a divisão, e com ela o fogo, a espada, a guerra."

Quando procura um mestre como Jesus, o leitor vem em busca de paz. A questão é que não tem consciência de que veio ter com a pessoa errada. No seu estágio evolutivo, tal como ele é, agora não é possível alcançar a paz. E se alguém lhe proporciona paz, é uma paz de morte. Para o tipo de pessoa que você é, o que significa tornar-se «pacífica»?. Significa que deixou de lutar antes de ter conquistado o que quer que fosse. Para uma pessoa com as suas características, o que significa atingir o silêncio? Significa que assume o silêncio sem ter tocado o seu eu superior, É um mero silêncio conformado. É assim que se distingue um verdadeiro mestre de um falso mestre. Um falso mestre dá-lhe consolo e paz, independentemente do caminho que você tiver percorrido. Funciona como um tranquilizante, um comprimido para dormir.


Mas se estiver perante um verdadeiro mestre, o critério é outro: qualquer que seja o tipo de paz que você atingiu, ele vai destruí-la; qualquer que seja o conforto que você possui, ele será desmantelado. Um verdadeiro mestre cria perturbação e conflito. Um verdadeiro mestre não o pode consolar, porque não é seu inimigo. Todas as formas de consolo são venenosas. Um verdadeiro mestre ajuda a pessoa a crescer, e crescer é difícil; há inúmeros obstáculos. Perante um verdadeiro mestre, muitos são os momentos em que gostaria de fugir dele, mas não pode fazê-lo, porque ele encontrá-lo-á onde quer que você esteja. O consolo não pode constituir um objectivo. Um verdadeiro mestre não pode proporcionar-lhe uma paz falsa. Proporciona-lhe crescimento, e, através desse crescimento, um dia você desabrochará. E nesse desabrochar haverá a verdadeira paz, o verdadeiro silêncio. O consolo é falso.

Há muitas pessoas que vêm ter comigo, e eu compreendo porquê, e percebo os problemas que as levam a consultar-me. A maioria das pessoas procura consolo. As pessoas dizem-me: «Estou a passar grandes dificuldades. Não tenho paz, estou muito tenso. Dê-me alguma coisa - abençoe-me para que me possa sentir em paz.»
O que significa isto? Se eu conseguir dar paz a estas pessoas, que significado tem esta paz? Se o fizer, estas pessoas nunca mudarão. Este não é seguramente o caminho correcto. Mesmo que um verdadeiro mestre também console as pessoas, esse consolo funciona como uma rede. O consolo cativa-o, e, entretanto, o mestre começa a desconstruir, a criar o caos em si.

É imprescindível que passe pelo caos, porque, tal como é neste momento, você está absolutamente errado. Se alguém o consolar no seu estado actual, esse alguém só poderá ser seu inimigo. Ao apoiar-se neste tipo de pessoa, é certo que só irá perder tempo, vida e energia, e, no fim, o consolo de pouco lhe servirá. No momento da morte, todos os consolos se desvanecem, evaporando-se como por encanto.

Estamos lendo neste momento este livro de palestras, e, sinceramente estamos gostando muito do que trata. Nada perde em lê-lo, guardando para si o que achar de bom.

Abrame

1 comentário:

  1. No nossa vivência encontramos verdadeiros mestres ao longo do caminho. Chamo de verdadeiros mestres aqueles que sem intenção de passar por tal, nos fazem deparar com o nosso reflexo neles. E quantas vezes não quereriamos fugir destes...:o)
    Eles mostram-nos a realidade de quem somos e que tantas vezes negamos a nós mesmos ser. Só os verdadeiros mestres têm a capacidade de nos mostrar a realidade, sem no entanto, saberem que o são. Mas, também os poderiamos chamar de Anjos, Ou então, somente de Irmãos.
    Existem os grandes Mestres, aqueles que construiram grandes obras cujos ensinamentos jamais se perderão nos tempos. E, existem os pequenos Mestres. Há os que querem ser Mestres, sem no entanto deterem em si essa capacidade. E há os que o são, desconhecendo-o... Só um verdadeiro Mestre pode transportar em si a chama incandescente da sabedoria proveniente da Luz e do Amor de Deus.E os outros, os pequenos, o reconhecerão, pois ele lhes falará ao coração.

    Não esqueçamos que por vezes o consolo é necessário, para que os passos seguintes possam ser renovados de fé no caminho.

    Obrigado pela partilha.

    Muita Luz, Paz e Amor.
    S.A.

    ResponderEliminar

TÍTULOS EM DESTAQUE