quinta-feira, 28 de outubro de 2010

«Onze pessoas saltaram de um 2º andar em França e um bebé de 4 meses morreu» e a IGNORÂNCIA DA SIC

Assista a este vídeo e avalie a ignorância da SIC quanto ao que é o Espiritismo

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-mundo/2010/10/onze-pessoas-saltaram-de-um-2-andar-em-franca-e-um-bebe-de-4-meses-acabou-por-morrer-no-hospital-24-.htm

Abaixo se transcreve a posição da ADEP - Associação de Divulgação de Espiritsmo de Portugal

Exmº Sr. Director de Programas da SIC,

Tudo de bom.

A Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal tem sido repetidamente contactada por simpatizantes da Doutrina Espírita, que ficaram chocados com a forma como a SIC usou o termo Espiritismo, na reportagem «Onze pessoas saltaram de um 2º andar em França e um bebé de 4 meses morreu»
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-mundo/2010/10/onze-pessoas-saltaram-de-um-2-andar-em-franca-e-um-bebe-de-4-meses-acabou-por-morrer-no-hospital-24-.htm que emitiram no passado dia 24 de Outubro, no Jornal da Tarde.
Na peça, o narrador refere que a família saltou da janela convencida de estar a "fugir do Diabo", poderá ter realizado um "ritual de Espiritismo".
Aqui o narrador confunde factos (o salto pela janela) com opiniões (rituais de espiritismo), o que revela desconhecimento do jornalista e falta de cultura geral, pois bastaria um clique no "Google"  para saber o que é o Espiritismo.
1 - A Doutrina Espírita (ou Espiritismo) é uma ciência filosófica de consequências morais. Como ciência investiga os factos espíritas, como filosofia explica-os, e como moral aponta à humanidade um roteiro para a sua espiritualidade assente nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.
2 - A Doutrina Espírita nada tem a ver com magias, bruxarias, crendices e práticas esquisitas. O Espiritismo é um amplo movimento cultural, não tendo chefias, rituais, paramentos, hierarquias, não sendo por isso, mais uma religião nem mais uma seita.
3 - Os espíritas são pessoas normais, com as suas famílias, as suas profissões e obrigações sociais, e juntam-se em associações no afã de auxiliar o próximo, desinteressadamente, sem cobrança ou aceitação de dinheiro em troca das suas actividades culturais e espirituais.
4 - Provavelmente o que o jornalista quereria dizer, era que esta família teria tentando contacto com o mundo espiritual, através da mediunidade (faculdade neutra que todos possuímos, em diversos graus).
5 - O Espírita é o adepto da ideia espírita, sendo médium (faculdade que permite percepcionar o mundo espiritual) ou não. O médium é a pessoa que possui essa característica, sendo que a grande maioria das pessoas que possuem esta faculdade nem conhece a Doutrina Espírita.
6 - O jornalista caiu num erro que era suposto não acontecer, tamanha é a informação existente na Internet (bastaria aceder ao site da ADEP em www.adeportugal.org), confundindo práticas estranhas com Espiritismo (que tem a ver com a cultura, a arte, onde as faculdades espirituais são utilizadas de maneira séria, criteriosa).

A SIC induziu em erro os seus telespectadores, onde nos incluímos, pelo que vimos solicitar em abono da verdade, e pelo respeito que os espíritas (tão perseguidos pelo Estado Novo, por defenderem a liberdade de expressão) nos merecem, que a SIC efectue um esclarecimento sobre o assunto.
A Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP) disponibiliza-se para eventuais esclarecimentos e / ou entrevistas, se for o caso.  
Certos da idoneidade moral e da deontologia profissional dos jornalistas da SIC,

Com os melhores cumprimentos,

P'la ADEP
Ulisses Lopes
presidente
www.adeportugal.org

A seguir se transcreve também o texto do e-mail enviado por José Lucas à SIC

Exmº Sr. Director de Programas da SIC,

Vi e não queria acreditar: a SIC, meteu uma peça no ar, no passado dia 24 de Outubro, no Jornal da Tarde, onde falavam de «Onze pessoas que saltaram de um 2º andar em França e um bebé de 4 meses morreu», devido a rituais de espiritismo.
 
Sou militar de profissão, casado, com 2 filhos, espírita desde 1982, data a partir da qual comecei a pesquisar, estudar e divulgar a Doutrina Espírita, no seu tríplice aspecto de ciência, filosofia e moral, e sinto-me ultrajado com a mediocridade da peça.
Quem anda à chuva molha-se, e quem anda nos meandros da comunicação social tem de ter o mínimo de cultura geral, o que não foi patenteado por quem efectuou a vossa peça.
Quem trabalha em jornalismo tem de fazer o "trabalho de casa" e não dizer barbaridades só porque tem um microfone à sua frente.
Entende-se porque o jornalismo anda pelas ruas da amargura...
A SIC denegriu a imagens dos espíritas (onde me incluo), pessoas, sérias, honestas, só porque um jornalista (?) se lembrou de falar em rituais de espiritismo.
Tem de haver mais rigor na informação, tem a de haver mais correcção, mais respeito pelas pessoas, por quem vê televisão, sob pena de ficarem completamente desacreditados. Se assim é em relação ao Espiritismo, provavelmente será o mesmo noutras áreas do noticiário. Como acreditar na SIC?
Quanto a saberem o que é o espiritismo, poderão dar uma olhadela ao site do Centro de Cultura Espírita, que frequento (www.ccespirita.org)
Respeitosamente e ao dispor, espero que tenham a honestidade de corrigir a desinformação que deram.
José Lucas

Sem comentários:

Enviar um comentário

TÍTULOS EM DESTAQUE