sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Em Destaque - O Cérebro e a Mente por Núbor Orlando Facure

.
O CÉREBRO E A MENTE

UMA CONEXÃO ESPIRITUAL

de Núbor Orlando Facure



O Dr. Núbor Orlando Facure, médico neurologista, é o autor desta obra e no Prefácio podemos ler o seguinte:
- «Em diversas ocasiões do progresso humano, a Medicina sofreu grandes transformações, que mudaram sua interpretação sobre as causas das doenças e, consequentemente, a forma de tratá-las […]
«Estando agora às portas do terceiro milénio, é de se esperar que, com tanto conhecimento sobre o mundo que nos cerca, o homem possa se debruçar sobre si mesmo e mergulhar fundo na pesquisa sobre a sua natureza espiritual.
«É nesse sentido que estamos trazendo esta contribuição ao estudar O Cérebro e a Mente. Uma conexão Espiritual. A mim me parece que, nessa interacção entre os sistemas físicos das ligações neurais e o universo transcendente por onde transita a mente, existe um novo paradigma. A medicina, se adoptar uma postura mais aberta, com uma visão integral do ser humano, poderá descobrir que, além das causas das doenças, existe uma razão precedente para justificar o sofrimento que nos atormenta.
«Estão anotados, aqui neste livro, os princípios da Doutrina Espírita que comprovam uma inequívoca evolução espiritual, dirigindo e determinando a evolução do cérebro físico»

Nas primeiras páginas deste livro podemos reler a Rogativa do Servo de André Luiz transcrita (psicografada) por Francisco Xavier:
- «Senhor, dá-nos a força, mas não nos deixeis humilhar os mais fracos. Dá-nos a luz da inteligência, no entanto, ensina-nos a auxiliar os irmãos que jazem nas sombras […] Concedei-nos, por fim, o conhecimento da harmonia e da perfeição que devemos buscar; não nos deixeis, porém, na posição da Vénus de Milo, sempre maravilhosamente bela diante do mundo, mas sem braços para servir»

Esta obra está subdividida em 12 capítulos que se subdividem em numerosos temas mais específicos e, como exemplo, apresentamos os títulos de alguns: A Evolução do Cérebro – Dois Gramas a cada Cem Mil anos – A Mão que Enxerga. Os Dedos que Constroem – O Bebé Prematuro – Perdendo Cem Mil Neurónios por Dia; Reconhecendo a Mente – A Energia Psíquica - Nas Dimensões do Tempo; O Inconsciente Neurológico – A Escada Rolante – O Corpo e o Espaço; Psicognosia. O Reconhecimento da Alma; O Homem Mediúnico. Uma Perspectiva para o Ser Humano no Futuro – O Espírito Humano – O Pneuma Vital; Doença Espiritual.
Em cada capítulo há referências muito pontuais, em poucas linhas, sobre o assunto que será desenvolvido ao longo das páginas seguintes; neste Destaque essas referências serão apresentadas em itálico e em tamanho inferior ao resto do texto.

As transcrições a seguir referidas têm como objectivo facilitar a observação do estilo do autor, assim como a sua abordagem temática:
- «A fé é a única força que lhe permitirá continuar em frente ainda que não haja segurança alguma.
«É habitual as funções cerebrais serem apresentadas a partir dos segmentos regionais em que o cérebro foi subdividido. Nas regiões frontais, parietais, temporais e occipitais, estão polarizadas determinadas funções, mas as fibras de associação entre um lobo e o outro impõe uma integração rápida entre toda a fisiologia desenvolvida pelo cérebro»

- «Cada pessoa vê no mundo a própria imagem. Ao invés da lágrima o sorriso, ao invés do ódio o amor. Vemos as coisas não como são, mas como nós somos […]
«Destaca-se, no lobo frontal, o giro central ou motor como uma das áreas mais fáceis de se identificar no cérebro. É uma faixa extensa de cérebro, que se estende verticalmente […]
«O lobo parietal desempenha funções que se relacionam com a sensibilidade geral, com o reconhecimento visual e táctico, com a manipulação dos objectos e a integração dos diferentes sentidos para compreensão de conceitos simples.
«Como veremos a seguir, os exemplos práticos, nos permitirão interpretar toda essa complexidade com que a neurologia analisa as funções cerebrais»

- «A noção do espaço exterior compõe, junto com um esquema corporal, um ambiente psíquico em torno de nós e que nem nos damos conta no dia-a-dia.
«Os lobos parietal e frontal quantificam essas funções em uma infinidade de gestos que compõem os nossos deslocamentos motores.
«Estando sentado, posso me levantar e percorrer uma sala cheia de móveis, escorrendo pelos seus vãos sem qualquer atropelo. Meu cérebro antecipa minhas dimensões corporais e os espaços disponíveis por onde posso circular»

- «Religiosos e filósofos sempre discutiram a localização da Alma que já foi fixada no cérebro, no fígado, no coração e até na pele.
«Hoje se discute o conceito de mente e, curiosamente, ainda persiste a ideia de que a mente se localiza exclusivamente no cérebro. Com um pouco mais de cuidado, podemos expandir a mente para todo nosso corpo, quando percebemos que o cérebro contém a representação do nosso esquema corporal por inteiro e a interacção entre um e o outro ocorre em toda sua extensão. O que se passa em qualquer parte do corpo, o cérebro tem participação no que determina a acção e nas respostas que essa acção provoca»

- «Determinados médiuns têm a aptidão para demonstrar uma capacidade de reconhecimento superior àquela que a função gnóstica do cérebro lhes permite ter. Colocado em suas mãos um objecto para ser identificado, esse médium é capaz de fornecer dados referentes, por exemplo, ao proprietário de tal objecto e à sua possível procedência»

E terminamos com o seguinte excerto:
- «Quando relato os bons momentos de uma viagem, percebo que muitos detalhes que me impressionaram tiveram pouco efeito em meus familiares. Com frequência, eles me corrigem nos exageros das minhas descrições dos cenários de Minas Gerais onde nasci. Na verdade, posso reconhecer que, nas minhas lembranças, fica aquilo que eu pensei estar vendo e não propriamente aquilo que estava registado no cérebro, porque, para os outros que me acompanhavam, a impressão psíquica que a mesma visão provocava era muito diferente»

DESEJAMOS UMA BOA LEITURA!

Carmen, 2010.Set03.AELA-Destaques

Sem comentários:

Enviar um comentário

TÍTULOS EM DESTAQUE