sábado, 13 de junho de 2009

ESPÍRITO E ALMA

A Doutrina Espírita no LE. parte 2-Cap.II, item 134, diz como resposta à pergunta: "Sim, as almas não são senão os espíritos".

As pessoas que entendem que a alma é o corpo do espírito, são aquelas que pensam que a substância primordial - como já foi mencionado em outro tópico anterior - evoluiu materialmente em simultâneo com a espiritual.

Essa substância será de natureza semi-espiritual, semi-materia provinda de Deus, criada simples e ignorante.Ela que envolve a matéria em evolução se constituiu em alma grupo mineral, ascendendo a alma grupo vegetal, depois em alma grupo animal. Quando atingiu a culminância de experiênciação do reino animal,individualizou-se para receber o espírito Divino. Ela tinha adquirido por evolução as condições espirituais requeridas para se constituir corpo do espírito, funcionando a partir daí como alma no plano hominal, identificada como individualidade humana e de atributos de corpo causal.

Na continuação da sua evolução ela atingia a espiritualidade de perfeição por se ter libertado da sua semi-materialidade de início, o que lhe permite a unir-se íntimamente ao espírito de Deus, completanto assim o seu cíclo evolutivo no plano hominal, podendo a partir daí dizer Eu e o Pai somos um, mas o Pai é maior do que eu.

Bem, isto é apenas uma concepção simples porque tem outras argumentações. Existem muitas opiniões sobre isto e também outros modos de pensar. O próprio Pietro Ubaldi muito conhecido no meio espírita, criou o seu Sistema e Anti-sistema.

O que escrevi deve ser apenas considerado "Porque existem pessoas que distinguem a alma do espírito". Os espíritas como é natural seguem os postulados da Doutrina Espírita, como não poderia deixar de ser.

Poder-se-à consultar a Enciclopédia de Estudos Perspicaz das Escrituras que contém as traduções gregas e fala da alma e do espírito de diversas concepções de "então" e tem sob a rubrica: "A alma e o espírito são distintos".

Abrame

Sem comentários:

Enviar um comentário

TÍTULOS EM DESTAQUE