sábado, 13 de junho de 2009

O DUPLO ETÉRICO

O duplo etérico não é um termo espirita. Tem no entanto a sua conexão com o elemento espirita a que Allan Kardec chamou o Perespirito.

O Duplo Etérico ou Corpo Vital como também é conhecido remonta aos Egípcios e também à Teosofia, provindo dos Devas. Os Essénios curavam os doentes partindo desse corpo.

Requesitos do Duplo Etérico

O Duplo Etérico é constituido por Éter:

-Éter Quimico: Por meio deste éter produz-se a assimilação ( como ar,comida ) e a excreção ( dos alimentos, do ar, etc. ), nas plantas , nos animais e no homem.

-Éter da Vida: Através deste éter dá-se a propagação das espécies; Produção sexual, fecundação, gestação; nas plantas, nos animais e no homem.

-Éter Luminoso: Por este éter é gerado o calor do sangue (nos animais superiores e no homem ) e através dele funcionam também os sentidos ( visão, audição, tacto, olfacto, etc. ) nos animais de sangue frio, faz apenas circular o sangue. Nas plantas é o principio gerador e fixador da clorofila.

-Éter Reflector: Neste éter ficam gravados todos os pensamentos e actos do Ser da sua reencarnação actual. O vidente treinado pode ler aqui a história dos acontecimentos consoante o seu desenvolvimento mediúnico, visto que aquando da desintegração do Duplo Etérico a energia não se perde, regista o seu conteudo no Corpo Causal, adicionando assim os factos da última reencarnação às vidas anteriores. Razão porque, na hora do desencarne, o Ser relembra como um filme toda a sua última vida. O Duplo Etérico é a reprodução exacta, particula por particula do corpo fisico; é igualmente o intermediário que põe em movimento todas as correntes eléctricas e vitais das quais depende a actividade energética do corpo.

É constituido por uma tela etérica que, actuando através do sistema nervoso, estabelece as comunicações dos corpos mental e astral com o corpo fisico.

Essa tela ou rede etérica, é ligeiramente maior que o corpo fisico, tem um tom geral acinzentado com um pouco de roxo e a sua textura é mais fina ou mais grosseira consoante a purificação do veículo fisico. O vidente experiente distingue bem o Duplo do corpo Astral, visto a claridade deste último ser opaca, variando consoante a evolução do Ser.

Graças a este corpo a energia ou força vital, percorre o sistema nervoso do corpo fisico, transmitindo-lhe energias, forças e sensibilidade,pois é neste duplo que estão situados os Centros de Força - também chamados chakras pelos orientais - que conincidem com as áreas de harmonização e equilibrio do corpo fisico.

As deficiências do corpo fisico têm o seu começo neste duplo, que por via de acções antinaturais de toda a espécie, por procedimento incorrecto do Ser, deteriora a pureza da energia que vai afectar o corpo fisico, declarando-se a doença.

Este corpo não pode abandonar o corpo fisico. Por vezes acontece exteriorizar-se mas não pode afastar-se. Quando, por videntes, é visto um Duplo Etérico afastado do corpo fisico, pode-se ter a certeza de que o seu ocupante está de partida da dimensão terrena em pouco tempo.

Durante o sono permanece junto do corpo fisico, mantendo-se mesmo depois do desencarne, extinguindo-se no próprio corpo fisico, cuja a desagregação energética se faz mais rapidamente.
Não serão os fogos fátuos, que se vêm por vezes nos cemitérios, as energias do Duplo Etérico libertando-se, bem como os fenómenos da combustão espontânea?

O Duplo Etérico é construído em cada reencarnação.

Abrame

1 comentário:

TÍTULOS EM DESTAQUE